Muito fã...maravilhosa, uma voz que encanta e o Pedro Baby filho de peixe...Parabéns a família e esperamos muitos shows juntos.
Biografia
BABY DO BRASIL - BIOGRAFIA
Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade, nascida em 18 de julho de 1952, carioca de Niterói, fugiu de casa ainda jovem e rumou para Bahia, para virar Baby. A nossa Baby!
Poderiamos resumir assim sua busca, sua vitória! Mas de Baby sempre temos algo a dizer,
começamos então lá, na saudosa Bahia...
E lá estava em Salvador, sempre pronta para o que desse e viesse, e lá estava também o show “BARRA 69”, a despedida de Caetano e Gil do Brasil. Foi à aproximação para o guitarrista que estava no palco, Pepeu Gomes que com 17 anos já era um excimio guitarrista! Se Baby se encatou com Gil no palco foi com Pepeu que ela roubou um beijo!
Com a falta de uma moradia para viver, Baby morou debaixo da ponte de Piatã.
Mas a vida de Baby mudou ao encontrar com o grupo musical formado por Moraes Moreira, Galvão e Paulinho Boca de Cantor. Que gostaram de seu estilo carismáticoi e já a encaminharam para ir ao show “O Desembarque dos Bichos Depois Do Dilúvio Universal”, no famoso Teatro Vila Velho. Baby na ocasião acabou sendo atriz na apresentação, e depois virou uma atriz apaixonada ao ver novamente Pepeu, foi a deixa para dalí selarem o ínicio de um namoro.
O caminho mudaria de novo com Pepeu tendo que ir ao Rio a pedido de Gal Gosta, e Baby voltando também. Logo depois Moraes, Paulinho e Galvão aparecem em cena no Rio, Baby se inturmou mais e mais com os novos amigos músicos, e Moraes com um violão na mão pergunta se Baby saberia cantar, ao ouvir Baby Moraes se espanta e vê ali uma Janis Joplin (que na época, Baby desconhecia), estava ali o ingrediente que faltava para o grupo.
Deixando de lado o nome Bernadete, por intervenção de Moraes que cantarolou "Baby Consuelo, sim. Por que não?", do filme "Meteorango Ki, Herói Intergalático", (do diretor André Luis Oliveira) Ela resolve adotar seu novo nome artístico BABY, que lembrava até mesmo as inciais do nome de Brigitte Bardot, de quem Baby era fã, a começar pelo seu igualmente bocão.
Longe das famílias, morando todos juntos num apartamento alugado ainda no Rio, foram para São Paulo com contrato feito, lançando primeiramente o compacto seguido depois do 1º disco do grupo “É Ferro na Boneca!”
E a vida se seguiu, com o grupo unido, morando todos juntos em Jacarepaguá no chamado sítio “Cantinho do Vovô”, ali vivam, jogavam bola e faziam músicas, influenciados por uma visita de João Gilberto se organizaram e em 1972 lançaram a peróla da MPB chamada “ACABOU CHORARE”. Seguiram-se com discos e grandes títulos. Se a ditadura queria prende-los, abolindo todo aquele movimento hippie de nada adiantava, a música, o país já era deles.
Passado 10 anos de vida, Moraes já chegará a deixar o grupo em 1974 e partir pra uma sólida e satisfatória carreira solo. Os outros novos Baianos seguraram as pontas até o desfecho da vida do grupo com “FAROL DA BARRA” de 1978. Ano que marcava também a estréia do primeiro disco solo de Baby.
Se era esse o fim do grupo, era também a chegada das carreiras solos de vários Novos Baianos, e assim, o ínicio de uma carreira emblemática de Baby!
Baby e Pepeu foram às nuvens do sucesso, a década de 80 no Brasil praticamente foi tomada pela dupla. Com os dois tendo o grandioso sucesso inicial nos seus primeiros discos solos, participando e gravando em 1980 um disco no famoso Festival de Montreux, participando de trilhas de novelas, indo grávida de seu 5º filho ao Rock In Rio em 1985, sendo barrada na Disneylândia pelos cabelos coloridos, passando pela fase mística e defendendo o “RA´” de Thomas Green Morton, vestindo roupas excêntricas, tendo parcerias musicais com A Turma do Balão Mágico, fazendo especiais infantis e ganhando o carinho de toda a criançada, não importava a onda, Baby estava sempre no foco!
Já com 6 filhos: Riroca (Que optou pra mudar o nome para Sarah Sheeva), Zabelê, Nãnashara, Pedro Baby, Krishna Baby e Kriptus-Rá. Enfrentaria agora a separação com Pepeu, após 18 anos de convívio. Cuidando dos filhinhos mais novos em casa, deixando para trás o palco e enfrentado novamente uma barra, Baby entraria para uma nova década, que já se iniciaria com a chegada de m novo amor, o guitarrista (sempre eles) e produtor chamado Nando Chagas.
Já nos anos 90 e com os eixos no lugar, Baby grava novamente e se lança aos palcos.
Em 1994 parte para a Espanha para fazer o caminho de Santiago de Compostela. Em 1995 sai o livro “PEREGRINA – MEU CAMINHO NO CAMINHO” onde Baby retratou toda a sua passagem.
E se tudo pedia por mudanças Baby já não era mais Baby Consuelo, Baby era agora Baby do Brasil! E após 8 anos juntos, Baby se separa de Nando Chagas.
Em 1997 se junta aos Novos Baianos para a realização do especial “INFINITO CIRCULAR”, sucesso absoluto de críticas.
A década de 90 foi regada a mais participações em trilhas de novelas, televisão e vários especiais. Saindo em 1997 mais um disco solo, flertando mais para o pop, o chamado “UM”.
Baby entraria a nova década com novas mudanças, virou evangélica da Igreja Interceluar Sara Nossa Terra, convertendo-se no ano 2000. Fundou o "Ministério do Espírito Santo de Deus em Nome de Jesus" e passou a denominar-se como popstora.
Baby passou a se dedicar a cultos evangélicos, e matendo-se firme também libera sempre seu lado secular. Atendo a todos, é capaz de energizar todos com o gospel e do mesmo modo com Brasileirinho. Como nas apresentações clássica que fez com Ademilde Fonseca e Elza Soarez em 2010. Baby é a essência de alegria para todos seus fãs.
Baby foi a preira mulher a subir num trio elétrico no carnaval da Bahia ainda nos anos 70, foi de Janis Joplin a Elza Soarez, de Jimi Hendrix a Waldir de Azevedo, do jazz ao samba, da bossa nova ao rock, foi cósmica, foi telúrica, convertida, invertida!
Misturou em seu caldeirão todas as possíveis influências musicais, tranformando-os em canjas altamentes brasileiras.
Sendo Consuelo ou sendo do Brasil,
Sempre será nossa única BABY!
Carismática, engraçada, louca e divertida!
DENATELLO
babydobrasil.webnode.com.br - O MAIOR SITE SOBRE BABY!
Comente:
Data: 21/01/2021
De: Betânia
Assunto: Fã de Baby
Pra mim Baby é a melhor interplete Brasileira que existe. Sem contar que está sempre de bem com tudo e com todos.
Data: 25/01/2020
De: Jô Lima
Assunto: Muita paixão
Sempre fui apaixonado pela Baby e acho uma das maiores cantoras desse país, eclética e canta qualquer música. Se morasse nos EEUU daria de 10 em qualquer inteprete do mundo. Beijos e muita saúde.
Data: 23/09/2019
De: fernando gregory
Assunto: ¡¡¡amo a baby consuelo ¡¡¿
Soy un fan argentio de baby, ella aportó mucha alegria a mi adolescencia, un abrazo desde la ciudad de Buenos Aires a la reina e corazones.
Data: 15/09/2019
De: Regina Helena Ortega
Assunto: Baby do Brasil
Para mim ela é um tudo dentro de tudo‼️ Uma menina, moça, mulher, esposa, mamãe, _mulher_ novamente, sem tempo, sem idade, uma ícone ‼️
Gostaria muito de sentar e compartilhar com ela‼️
Data: 31/07/2018
De: Gerson braga dos santos (balla)
Assunto: Bayby e unica maravilhosa exelente cantora compositora ela é tudo alem de linda e muito mais
E isso tudo baybe amamos você
Data: 18/07/2017
De: Antonio Machado
Assunto: Baby Consuelo
Esta eu vi chegar a Bahia e arrepiar com os novos Baianos ; para mim é a verdadeira baiana , segurou tudo em um astral maravilhoso e aqueles anos 70 ; quando naquela Praça Castro Alves pintava aquele trio dos n Novos Baianos e a gente dizia : Porra mais uma Barriga e ela subia e descia alucinando a negrada nas ruas. Cantora e dona de uma voz e quando vejo Yvete Sangalo a vejo e eu queria Vê-las juntas cantando e dialogando em cima de um trio porque seria muito demais. Baiana como Bethãnia, Gal e as outras...
Data: 02/01/2017
De: Michele Jaqueline comiran
Assunto: sou evangelica e gostaria de conhecer Baby
Eu sei como é ser perseguida por amar Jesus, por seguir a palavra de Deus minhas lutas são diárias mas vc é alguém q me inspira a ficar mais próxima de Deus amo vc!